domingo, 1 de novembro de 2009

Pesquisa de Mercado - Transformando Dados em Resultados.

Pesquisa de mercado


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Para melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e especialmente seus clientes. O processo de Pesquisa de Marketing consiste na definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para administração. Ao realizarem pesquisa, as organizações devem decidir se devem coletar os dados ou usar dados já disponíveis. Devem também decidir sobre qual será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento, experimental) e que instrumento (questionários ou dispositivos mecânicos) usar.



A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com a pesquisa concluída, a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que mercados entrar. Os mercadólogos dependem ainda da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar. Eles esperam que este processo lhes confira uma vantagem competitiva sustentável.



[editar] Tipos de métodos de pesquisa de mercado

Metodologicamente, a pesquisa de mercado faz uso dos seguintes quatro tipos de métodos:



Pesquisa de mercado qualitativa - normalmente usada para pequenos números de pesquisados - não generalizável para o todo da população - a significância estatística e nível de confiança não são calculados. Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisa também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. Para tal é necessária a utilização de um roteiro aberto. Exemplos deste tipo de método são os focus groups (grupo focal), entrevistas em profundidade, e técnicas de projeção.

Pesquisa de mercado quantitativa - geralmente usada para tirar conclusões - testa uma hipótese específica - usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população. Em geral, este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico e ela permite estimar informações amplas e diversificadas. Para tal é necessária a utilização de um questionário estruturado. Envolve um grande número de respondentes. Exemplos: Inquéritos estatísticos, questionários e enquetes.

Técnicas de observação - o pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. As observações podem ocorrer transversalmente (observações feitas de uma vez) ou longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de determinados períodos). Exemplos são a análise do uso de produtos e a utilização de cookies para observar comportamento na internet.

Técnicas experimentais - o pesquisador cria um ambiente quase-artificial para tentar controlar fatores espúrios e depois manipula pelo menos uma das variáveis. Exemplos são laboratórios de compra e testes de mercado

Muitas vezes os pesquisadores usam mais do que uma técnica. Eles podem começar com pesquisa secundária para obter informação básica e depois conduzir um focus group (pesquisa de mercado qualitativa) para explorar os assuntos. Finalmente eles podem fazer um inquérito em nível nacional (pesquisa de mercado quantitativa) por forma a orientar recomendações específicas para o cliente.

6 comentários:

  1. Amei vosso blog. Obrigado por estar seguindo o meu. Só que estou com um pequeno probleminha no widget e tive que criar um outro e o blogger não registra os seguidores automaticamente. Se for possível passa lá e inscreva-se no outro widget. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. vc é uma benção! Jesus ti ama e eu tbm.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor Jesus,
    Excelente esta postagem, e o conteúdo deste abençoado Blog ! Aproveito a oportunidade
    Para lhe convidar para ser
    Mais um amigo com Jesus dentro barco.

    www.jesusdentrodobarco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita em meu blog, interessante seu post eu respondia muita pesquisa online, de varias empresas mais nunca entendia como as coisas funcionavam até este post... parabéns e fica na paz do senhor... um grande abraço.
    http://saude-e-eternidade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog. estou seguindo vc. Bjo.

    ResponderExcluir
  6. Reparei que já estava a seguir um dos seus blog, mas como lá deixou de ter manipulação de seguidores, comecei a seguir este seu blog.Que a Paz de Jesus seja com o irmão.
    António.

    ResponderExcluir